segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Jogos Eletrônicos e Ludicidade


Baseado numa pedagogia construtivista, através dos jogos o aluno é levado a construir seu próprio conhecimento, pois ele pode com o jogo imitar situaçãoes reais ou fictícias, se permitindo fazer descobertas, desenvolver sua criatividade, experimentando e coletando informações em um ambiente real.
Com a utilização dos jogos a criança pode absorver o ensino aprendizagem de forma instrucionista propiciando o processamento e assimilação do conhecimento. Este meio de educação favorece o surgimento de novas habilidades de forma atraente, prazerosa e lúdica.
O fato de o aprendiz estar envolvido com algo que lhe cause interesse, o deixa mais motivado, e esta motivação torna o aprendizado muito mais significativo.

5 comentários:

  1. A utilização dos jogos costui-se em algo bastante relevante no processo de ensino-apendizagem, embora por muito tempo se tenha ignorado o valor das atividades lúdicas na ação educativa, é notorio que atividades educacionais desenvolvidas com jogos possibilitam as criaças uma apendizagem que não se processa apenas na parte cognitiva, mas que passa pela corporeidade, pelas emoções tornado o processo de ensino-apendizagem mais dinâmico e significativo para o aluno. Segundo Nuno: "toda conhecimento que não passa pela emoção se perde parte da informação".
    eis então o valor significativo dos jogos no processo de ensino-aprendizagem

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a ludicidade é um componente facilitador na aprendizagem. E ela deve ser inserida no ato educativo uma vez que faz com que o aprendiz aprenda o conteúdo de maneira prazerosa.
    Amaral (1991) deixa claro que a aprendizagem antes de chegar à mente ela passa, primeiramente, pelo corpo. Dessa forma, os jogos se constituem em uma fonte que proporciona esse prazer.
    Além do mais, ainda utilizando o pensamento de Amaral, juntamente com as teorias wallonianas, a aprendizagem só acontece se passar pela emoção e, mais uma vez, os jogos proporcionam aos seus jogadores a presença constante de suas emoções no ato de jogar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você, os jogos são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. E principalmente para o seu processo de ensino aprendizagem. Além disso, proporcionam uma aprendizagem divertida e dinâmica para elas. Parabéns Cleide! Adorei seu comentário!

    ResponderExcluir
  4. Esse tema é persistente quanto ao processo ensino apendizagem sendo o ludico um instrumento que permite a criança absorver o conhecimento de forma fácil,criativa e inspiradora levando-o a desevolver suas emoções e principalmente sua auto estima.

    ResponderExcluir
  5. O jogo é um recurso ludico o qual desenvolve o potencial dos alunos através da emoção, pois, através do jogo os alunos estabelece regras entre si e também desenvolve uma certa competição e rivalidade em busca de melhores resultados. Tornando assim a aprendizagem significativa através da ludicidade.

    ResponderExcluir