segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A relação entre Jogos eletronicos e aprendizagem

Todo o jogo possibilita a criação de uma zona de conhecimento próximo, porem nem todo o ensino possibilita tal criação.Pois a medida em que o jogador atinge uma determinada posição no jogo, através de uma mediação o seu potencial pode ser aprimorado.
Em um jogo de futebol ou basquete, por exemplo, para que o jogador ou o time ganhe um campeonato é necessário que tenha um técnico organizando e mediando esta equipe, de tal forma se dá a utilização de um professor mediador para que o aluno aprimore seus conhecimentos.
Através do jogo as crianças não trazem a tona apenas uma recordação, más sim a transformação de uma nova realidade, capaz de transportar a criança do real para o imaginário e vice versa. Reconstruindo e ressignificando seus saberes e conhecimento.
É através da brincadeira o dos jogos que as crianças se libertam das situações que as prendem a uma realidade de imposições, dando lhes oportunidades para controlar uma situação existente de conflitos entre ela e a sociedade.
Nos dias atuais os jogos eletrônicos tem sido um dos meios de entretenimento mais utilizados pelas crianças e jovens para se divertir, brincar e passar o tempo, é um motivo a mais para ser inseridos no meio escolar, tendo em vista que cada vez mais eles passam um maior tempo em frente ao computador ocupados em decifrar os enigmas e estágios, passar fases e vencer obstáculos, ou até mesmo disputar corridas. Sendo assim os jogos eletrônicos inseridos no contexto escolar é meio pelo qual prende a atenção do aluno tornando um aprendizado gostoso e eficaz.

A influência dos jogos eletrônicos no comportamento dos jovens e adolescentes.

Desde cedo muitas crianças começam a manipular objetos que que tem jogos eletrônicos. Com isso as crianças crescem fascinadas por esses jogos. Ao estarem jogando os jovens entram em uma outra dimensão, outra realidade, integrando-se à um outro contexto. Com isso faz-se imprescindivel que os pais façam um acompanhamento verificando se esses jogos são educativos ou não, pois, há casos que devido o fascínio que esses jogos exercem na vida desses jovens, eles terminam perdendo a noção do tempo e ficam horas em frente do computador jogando. Com isso, terminam isolando-se e excluindo-se do convivio
 social. Poetanto, diante de situações extremas como essas torna-se necessário a presença de um psicólogo, para que possa orientar esses jovens que tornaram-se depentes (viciados) a voltar a ter uma vida normal.

Santina Camurugi

o desenvolvimentos através dos jogos

Os educadores, pesquisadores e criadores dos jogos eletrônicos enfatizam que tantos os jogos educativos quanto os de entretenimento podem proporcionar algum tipo de aprendizagem. Os esforços cognitivos aplicados aos jogos cada vez mais complexo na intenção de vencê-los, faz com que os alunos/jogadores desenvolvam cada vez mais suas habilidades mentais, tornando-os mais exigentes deste modo, mais inteligentes. Pelo simples fato de possibilitar a interação do jogador com o jogo escolhido. Onde ele deixa de ser passivo para ser ativo, permitindo assim um total envolvimento dos jogados com os conteúdos ali expostos, além de favorecer para que seus jogadores percebam estes jogos/conteúdos de outro ponto de vista, um ponto de vista mais pessoal.

Esses jogos também podem proporcionar uma nova experiência aos jogadores, que seria a de fazer parte do mesmo. Tornando o aprendizado mais constante e eficaz, sendo um processo de construção do conhecimento contínuo, a partir das experiências adquiridas através dos jogos/conteúdos. Porém cada jogo é constituído de múltiplas aprendizagens, a depender do seu contexto, fazendo parte de varias matérias, numa socialização interdisciplinar. Os jogos eletrônicos educativos propriamente ditos nem sempre estão inteiramente ligados aos conteúdos de aprendizagens, mas relacionados de alguma forma, não sendo necessário, que estes conteúdos estejam inseridos nos jogos e sim faça parte do mesmo.