Jogos Eletrônicos e Ludicidade


Baseado numa pedagogia construtivista, através dos jogos os alunos é levado a construir seu próprio conhecimento, pois eles podem com o jogo imitar situaçãoes reais ou fictícias, se permitindo fazer descobertas, desenvolver sua criatividade, experimentando e coletando informações em um ambiente real.
Com a utilização dos jogos a criança pode absorver o ensino aprendizagem de forma instrucionista propiciando o processamento e assimilação do conhecimento. Este meio de educação favorece o surgimento de novas habilidades de forma atraente, prazerosa e lúdica.
O fato de o aprendiz estar envolvido com algo que lhe cause interesse, o deixa mais motivado, e esta motivação torna o aprendizado muito mais significativo.

2 comentários:

  1. Concordo com vocês, pois é necessário priorizar o brincar, as criações, jogos e descobertas, para o desenvolvimento e construção da liberdade e de expressão da criança. Segundo Vigotsky (1984) "o brinquedo e os jogos são considerados uma importante fonte de desenvolvimento e aprendizado", portanto a atividade lúdica possibilita a criança satisfazer seus desejos, através da imaginação e do faz-de-conta.Com isso podemos perceber que as atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) influenciam amplamente e de maneira surpreendente o desenvolvimento cognitivo, intelectual, moral e físico da criança.

    ResponderExcluir
  2. É justamente neste faz de conta que a criança atua de maneira ativa criando/adaptando instrumentos de acordo com a sua necessidade. E, é nesse processo de criação/adaptação que a criança estará desenvolvendo suas aptidões.
    Como através do lúdico a criança cria, faz adaptações do meio real para o fictício a partir de sua imaginação, atua de forma ativa e criativa logo a aprendizagem será significativa para ela.

    ResponderExcluir