domingo, 30 de janeiro de 2011

O incentivo à utilizaçao dos jogos eletronicos e demais tecnologias.


Pesquisas realizadas pelo MIT*, financiadas pela Microsoft vêm demonstrando resultados favoráveis à utilizaçao dos jogos eletronicos na Educação. Além de estimulantes, divertidos e motivadores são considerados instrumentos capazes de desenvolver competencias ou potenciá-las, promovendo a construção da funções cognitivas, como a memória, atenção, concentração, favorecendo aos usuários a descoberta de novas maneiras de explorar o conhecimentos atraves da simulação da vida real, por exemplo.

Os principais autores/pesquisadores que vão de encontro às idéias pessimistas da utilização destas tecnologias para a educaçao são Sherry Turkle (sua página: http://www.gamestudies.org/), Gonzalo Frasca (http://www.ludology.org/) e Esteven Johnson com seu livro " SURPREENDENTE!: A Televisão e os Videogames nos tornam mais inteligentes".

*Massachussets Institute of Technology

4 comentários:

  1. Os jogos estimulam o raciocínio lógico, promove bem estar e faz o aprendizado ser mais prazeroso e eficaz.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a temática! O aprendizado por meio dos jogos se torna mais significativo e de fácil absorção.

    Lorena Mercês

    ResponderExcluir
  3. Penso que a utilização de jogos favorece e muito ao processo ensino aprendizagem especialmente por envolver o lúdico estimulando o aluno a uma aprendizagem emergente e colaborativa,oportunizando interação,compreenção e resolução dos problemas influenciando diretamente não só o desenvolvimento coognitivo mas também as relações sociais..

    ResponderExcluir
  4. Jogos eletrônicos são capazes de desenvolver habilidades nas crianças e por isso são tão importante na educação.Com a utilização de alguns jogos eletrônicos, os professores podem trabalhar o aprendizado em diversas disciplinas escolares.O único desafio é escolher o jogo que melhor se adequa a turma a ser trabalhada.

    ResponderExcluir