segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

o desenvolvimentos através dos jogos

Os educadores, pesquisadores e criadores dos jogos eletrônicos enfatizam que tantos os jogos educativos quanto os de entretenimento podem proporcionar algum tipo de aprendizagem. Os esforços cognitivos aplicados aos jogos cada vez mais complexo na intenção de vencê-los, faz com que os alunos/jogadores desenvolvam cada vez mais suas habilidades mentais, tornando-os mais exigentes deste modo, mais inteligentes. Pelo simples fato de possibilitar a interação do jogador com o jogo escolhido. Onde ele deixa de ser passivo para ser ativo, permitindo assim um total envolvimento dos jogados com os conteúdos ali expostos, além de favorecer para que seus jogadores percebam estes jogos/conteúdos de outro ponto de vista, um ponto de vista mais pessoal.

Esses jogos também podem proporcionar uma nova experiência aos jogadores, que seria a de fazer parte do mesmo. Tornando o aprendizado mais constante e eficaz, sendo um processo de construção do conhecimento contínuo, a partir das experiências adquiridas através dos jogos/conteúdos. Porém cada jogo é constituído de múltiplas aprendizagens, a depender do seu contexto, fazendo parte de varias matérias, numa socialização interdisciplinar. Os jogos eletrônicos educativos propriamente ditos nem sempre estão inteiramente ligados aos conteúdos de aprendizagens, mas relacionados de alguma forma, não sendo necessário, que estes conteúdos estejam inseridos nos jogos e sim faça parte do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário