segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sabe-se que os jogos eletrônicos despertam o interesse e chamam a atenção de crianças e adolescentes. Há jovens que ficam tão sintonizados com esses jogos que tornam-se viciados.
Portanto, diante de situações como essa, faz-se necessário viabilizar esse interesse em prol da educação focando o ensino-aprendizagem. Pois, acredito que trabalhando de maneira lúdica os alunos tem um maior rendimento escolar. Existem escolas que já estão na frente, desenvolvendo projetos que fazem desses jovens que antes usuários de jogos eletronicos, agora agentes desenvolvedoes de jogos eletrônicos. Veja o vídeo "Mundo dos jogos eletrônicos" e perceba que o projeto que a escola desenvolveu não foi apenas montar computadores em uma sala e colocar a placa laborátorio de informática e sim integrar o gosto, o interesse pelos jogos eletrônicos ao curriculo escolar. http://www.youtube.com.watch/?v=SwxZkvkQj-E video encontrado nesse site.(acessado em: 10 de janeiro de 2011)

4 comentários:

  1. Esta temática"Jogos eletrônicos" é bastante interessante e traz resultados significativos no processo de ensino aprendizagem. Concordo plenamente com o texto do grupo pois trabalho com Educação Infantil e utilizo alguns jogos eletrônicos com meus alunos no intuito de ajuda-los no processo de aprendizagem e tenho resultados significativos. As crianças adoram brincar e, atravéz deste "brincar" elas aprendem com prazer e de forma dinâmica.
    Muito bom o texto, aguardo novas postagens para enriquecer a aprendizagem.

    Rosângela Guimarães

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  2. Observando o mundo atual percebemos que este está imerso em tecnologias girando em função da mesma, que a cada dia ocupa grande espaço. No ambiente educacional não poderia ser diferente. As escolas tentam adaptar-se cada vez mais as exigências desse mundo moderno, optando por fazer aquisição de recursos tecnológcos para suprir esta necessidade. Através destes recursos os educadores oportunizam aulas mais dinâmicas para entreter seus educandos, a exemplo temos os jogos eletrônicos.
    Entretanto, é preciso estar atento como estes jogos estão sendo utilizados, para não desviar do seu principal objetivo que é desenvolver as habilidades e competências dos educandos, facilitando o ensino-aprendizagem e a retenção dos assuntos ensinados.Pois, como já mencionado os jogos eletrônicos podem torna-se um vício e comprometer o desenvolvimento emocional, social e pessoal dos educandos.
    Dessa forma, perde seu caratér de facilitador da aprendizagem para torna-se um problema a ser solucionado.

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  3. Concordo plenamente quando você comenta que os jogos é algo que desperta grande interesse na vida de qualquer pessoa, independente de sua idade. Contudo cabe a nós direcioná-lo para uma aprendizagem proveitosa ou um divertimento. Em relação às crianças, o encarregado para que a mesma não o veja de forma de vício ou como algo insignificante, é o adulto.

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  4. Outra coisa, é ofato de que independente de que área seja, crianças, adolescentes e jovens estão praticamente ligados ao computador, e em sua maioria, a jogos. Sendo esses jogos de fim educativo, une-se o útil ao agradável.



    Paula Rebouças

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